Pedro Pires

Pedro Pires
conhecer melhor

terça-feira, 5 de julho de 2011

Presidente Pedro Pires agraciado com grau de Doutor Honoris Causa



Praia - O Presidente cabo-verdiano, Pedro Pires, vai receber, hoje, em Lisboa (Portugal), da Universidade Lusófona de Ciências e Humanidades o grau de Doutor Honoris Causa em Ciência Política.

A universidade portuguesa vai atribuir este título a Pedro Pires “em reconhecimento do seu desempenho de estadista que tem contribuído para o desenvolvimento do continente africano”.

Em Maio de 2010, o  Presidente da República de Cabo Verde, que termina este ano o segundo e último mandato, recebe também o título de Doutor Honoris Causa em Administração Pública, outorgado pela Universidade Técnica de Lisboa.

A distinção, por proposta do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, foi um reconhecimento pelo abnegado trabalho desenvolvido pelo actual Presidente da República de Cabo Verde, durante o período em que o mesmo dirigia os destinos do país, na qualidade de primeiro-ministro (de 1975 a 1991).

A atribuição do referido título foi também uma homenagem à dedicação do actual estadista cabo-verdiano na construção de um Cabo Verde desenvolvido e democrático.

Este foi o segundo título do género atribuído a Pedro Pires,  tendo recebido idêntica distinção outorgada pela Universidade Federal do Ceará (Brasil) em 2007.

O Presidente da República de Cabo Verde, que inicia terça-feira uma visita de trabalho a Portugal, vai encontrar-se também, quarta-feira, com o seu homólogo português, Aníbal Cavaco Silva, no quadro do último encontro oficial entre os dois estadistas, antes de o primeiro deixar o poder.

Antes de regressar ao país,  quinta-feira, Pedro Pires reunir-se-á com a comunidade cabo-verdiana no Centro de Congressos de Lisboa.

Presidente de Cabo Verde não vai ocupar mais cargos públicos‎

O Presidente da República de Cabo Verde, Pedro Pires, afirmou esta quinta-feira que não aceitará qualquer outro cargo público depois de deixar a presidência, mas prometeu continuar próximo dos cabo-verdianos espalhados pelo mundo.
 
foto Paulo Spranger/Global Imagens
Presidente de Cabo Verde não vai ocupar mais cargos públicos
Pedro Pires foi recebido por Cavaco Silva
 
"Está fora de causa. Não pretendo exercer nenhum outro cargo público depois de deixar a Presidência da República", garantiu Pedro Pires, em declarações aos jornalistas durante um encontro com a comunidade cabo-verdiana em Portugal.
O Presidente de Cabo Verde, que deixará o cargo depois das eleições presidenciais no país, agendadas para 7 de Agosto, respondia à questão se estaria disponível para algum outro cargo, nomeadamente em instituições internacionais.
"O tempo está a ficar escasso e pretendo aproveitá-lo para fazer outras coisas", disse o ainda chefe de Estado, de 77 anos.
"Mas continuamos juntos. Estarei em diálogo, em contacto com eles", prometeu.
Pedro Pires disse que não dá conselhos ao seu sucessor, mas sobre o que mais podia ser feito pelo país, referiu que "talvez trabalhar para uma maior cooperação entre os emigrantes e Cabo Verde", para que estes invistam no seu país.

País comemora hoje 36º aniversário da independência


Cidade da Praia - Cabo Verde comemora hoje (terça-feira) o 36º aniversário da Independência, oficialmente, com uma sessão solene no Parlamento, e com festividades em diversas ilhas.   

Na sessão solene na assembleia, o Presidente de Timor-Leste, Ramos-Horta, que está de visita aquele país, é o convidado de honra, mas a cerimónia deverá ficar marcada pelo discurso do Presidente da República de Cabo Verde, Pedro Pires, em final de mandato.   
    
Pedro Pires deverá fazer um balanço do seu mandato, enaltecer as conquistas de Cabo Verde independente, mas também apontar as fragilidades e os desafios para o futuro do país. 
 
Terminada a sessão solene no parlamento, o Presidente cabo-verdiano seguirá para o memorial Amílcar Cabral, onde depositará uma coroa de flores em honra daquele que é considerado o pai da nacionalidade cabo-verdiana.

Além de Pedro Pires, ainda deverão discursar na sessão solene da assembleia o presidente do parlamento cabo-verdiano, Basílio Mosso Ramos e os líderes dos grupos parlamentares do PAICV (no poder) e MpD (oposição), assim como de um deputado da UCID (oposição). 
 
   
Ainda na cidade da Praia, a capital, o aniversário da independência será assinalado com actividades de animação infantil, uma exposição fotográfica, além de actuações de grupos musicais locais, eventos organizados pela Câmara Municipal da Praia. 
 
    
Por seu lado, a Associação desportiva e cultural Kingston é a responsável pela organização de uma mostra de Dança, de Judo e de Parkour e por um concerto musical. 

Já na ilha de São Vicente para a noite de hoje (terça-feira) está previsto um "Baile da caboverdianidade" no espaço Pont D'Água, denominado "Grita bu liberdadi", que deverá juntar músicos como Vlu, Micas Cabral e Tó Alves.

Na ilha do sal, alguns hotéis programaram festas alusivas aos 36 anos da independência nacional.