Cidade da Praia - Cabo Verde comemora hoje (terça-feira) o 36º aniversário da Independência, oficialmente, com uma sessão solene no Parlamento, e com festividades em diversas ilhas.
Na sessão solene na assembleia, o Presidente de Timor-Leste, Ramos-Horta, que está de visita aquele país, é o convidado de honra, mas a cerimónia deverá ficar marcada pelo discurso do Presidente da República de Cabo Verde, Pedro Pires, em final de mandato.
Pedro Pires deverá fazer um balanço do seu mandato, enaltecer as conquistas de Cabo Verde independente, mas também apontar as fragilidades e os desafios para o futuro do país.
Terminada a sessão solene no parlamento, o Presidente cabo-verdiano seguirá para o memorial Amílcar Cabral, onde depositará uma coroa de flores em honra daquele que é considerado o pai da nacionalidade cabo-verdiana.
Além de Pedro Pires, ainda deverão discursar na sessão solene da assembleia o presidente do parlamento cabo-verdiano, Basílio Mosso Ramos e os líderes dos grupos parlamentares do PAICV (no poder) e MpD (oposição), assim como de um deputado da UCID (oposição).
Ainda na cidade da Praia, a capital, o aniversário da independência será assinalado com actividades de animação infantil, uma exposição fotográfica, além de actuações de grupos musicais locais, eventos organizados pela Câmara Municipal da Praia.
Por seu lado, a Associação desportiva e cultural Kingston é a responsável pela organização de uma mostra de Dança, de Judo e de Parkour e por um concerto musical.
Já na ilha de São Vicente para a noite de hoje (terça-feira) está previsto um "Baile da caboverdianidade" no espaço Pont D'Água, denominado "Grita bu liberdadi", que deverá juntar músicos como Vlu, Micas Cabral e Tó Alves.
Na ilha do sal, alguns hotéis programaram festas alusivas aos 36 anos da independência nacional.
Sem comentários:
Enviar um comentário